*

*

Nas últimas décadas, toda a indústria domain authority aviação se consolidou para tornar as operações de aviões mais eficientes, incluindo significativos avanços mãng cầu redução dos custos operacionais para os operadores.

Bạn đang xem: O que é winglets

Neste sentido, ao avistar um avião ou durante uma viagem mãng cầu janela você tenha se deparado com uma espécie de dobra mãng cầu ponta de casa asa, mas afinal, para que serve este thành tựu presente em algumas aeronaves?

Ao contrário bởi que muitos imaginam ser uma peça para deixar as aeronaves esteticamente mais atraentes, o uso de winglets se tornou um importante aliado para as companhias aéreas na economia operacional.

*
Confundido como um adereço estético, a principal função bởi winglet é tornar a operação mais eficiente de um avião Foto: Alaska Airlines
Sabendo que para um avião se manter no ar é necessária uma diferença de pressão nas partes inferiores (intradorso) e superiores (extradorso) das asas, essas pontas denominadas winglets servem para equilibrar a diferença de pressão intradorso que é maior que o extradorso, fazendo com que o winglets compense a diferença de pressão quando o ar debaixo tenta passar para a parte superior domain authority asa, gerando uma espécie de vórtice nas pontas das asas.

*
Imagem mostra a diferença da pressão nas partes inferiores e superiores das asas
Com uma maior resistência no ar durante o seu descolamento, também conhecido como arrasto induzido, este fenômeno faz com que a aeronave tenha que dar mais potência nos motores para manter ou voar de forma mais inclinada para manter a velocidade desejada, é nessa hora que o formato aerodinâmico dos winglets atuam para diminuir a diferenças pressões, e assim, uma menor resistência com o ar.

A depender vì modelo de aeronave e vì winglets instalado, é possível economizar uma quantidade significativa de até 5% em comparação com outras aeronaves sem o thành tích instalado, rendendo uma economia também no consumo de galões de combustível a depender vì chưng tamanho domain authority frota.

Com isso, algumas companhias aproveitam a instalação desses adereços para promover a marca da companhia ou até mesmo para destacar uma personalização especial de pintura, é o caso domain authority Azul Linhas Aéreas que estampa nos Winglets (Sharklets) com os carismáticos personagens da Disney mãng cầu sua frota mágica. 

No caso das aeronaves Airbus, o mesmo công trình é chamado de Sharklets por diferença de patentes e fabricantes distintos das peças aerodinâmicas. 

*
Sharklet instalado em um Airbus A320Neo da Azul Foto: Gabriel Benevides/Aeroflap

Conheça os modelos dos Winglets já produzidos:

Mini-Winglets

Foto: Julian Whitelaw
Talvez seja esse o modelo de winglet mais raro de se ver na aviação mundial, faz parte vị kit de modificação de abas domain authority Quiet Wing Corp, que obteve a certificação FAA em 2005.

Os benefícios incluem:

Aumento domain authority carga útil em até 2200 kg em aviões grandes que até então estavam sem winglets;Economia de combustível de até 3%;Desempenho de decolagem/aterrissagem aprimorados;Comprimento reduzido vì chưng campo de decolagem / pouso;Capacidade aprimorada de decolagem / aterrissagem em alta altitude;Melhor desempenho vì chưng clima quente;Velocidades de Stall reduzidas em 4 a 5 kts.

Winglet “Convencionais” Blended

Winglet vị 737-800 domain authority GOLO primeiro winglet “convencional” foi equipado no Boeing 737-300 que voou pela primeira vez em novembro de 2002 e ganhou seu certificado de tipo suplementar (STC) domain authority FAA em 30 de maio de 2003. Os 737 Clássicos equipados com winglets são certificados como Desempenho Especial.

Os winglets tem o potencial de oferecer os seguintes benefícios:

Razão de subida aprimorada, isso permitirá um RTOW(peso limite para decolagem) mais alto nos aeroportos com subida limitada (redução de quente, alto ou ruído) ou nas pistas com obstáculos limitados.Empuxo de subida reduzido. Uma aeronave equipada com winglet pode tipicamente ter uma redução de 3% de empuxo sobre a aeronave equivalente sem winglet. Isso pode prolongar a vida útil bởi vì motor e reduzir os custos de manutenção.Ambientalmente amigável. A redução, se tomada, reduzirá a pegada sonora em 6,5% e as emissões de NOx em 5%. Isso poderia gerar economia nas cotas ou multas de ruídos nos aeroportos.Empuxo de cruzeiro reduzido. O fluxo de combustível de cruzeiro é reduzido em até 6%, proporcionando economia nos custos de combustível e aumento do alcance.Melhor desempenho de cruzeiro. Os winglets podem permitir que as aeronaves atinjam níveis de voo mais altos mais cedo. A Air Berlin observa: “Anteriormente, escalávamos de 35.000 a 41.000 pés. Com o Blended Winglets, agora podemos subir direto para 41.000 pés, onde o congestionamento bởi vì tráfego é muito menor e podemos tirar proveito de rota diretas e atalhos que, de outra forma, óc poderíamos considerar.”Boa aparência. Os winglets trazem uma aparência moderna às aeronaves e melhoram a percepção dos clientes sobre a companhia aérea.

Cerca de 85% de todos os novos 737s da série NG são construídos com winglets, em especial as séries 800 e 900.

Split Scimitar Winglet

*

O novo conceito em winglet ganhou um nome maior e mais benefícios, esse novo tipo de winglet traz até 1% de economia em gastos com querosene de aviação. Ele permite a aeronave ter um maior volume de carga e aumenta também seu alcance de voo.

A palavra Split faz referência a dois pedaços ou duas partes, e a palavra Scimitar tem o significado de “cimitarra” que é uma espada árabe que se assemelha com este modelo de winglet. Serviu também como base para estudos e experimentos ao winglet usado atualmente mãng cầu nova geração Boeing 737 MAX.

O primeiro a ser equipado foi um Boeing 737-800 domain authority United Airlines que foram desenvolvidos pela Aviation Partners de Joe Clark, o Boeing decolou em seu primeiro voo de teste em 16 de julho de 2013.

“O Winglet Split Scimitar 737 da próxima geração fornecerá uma proteção natural contra o aumento dos preços dos combustíveis e, ao mesmo tempo, reduzirá as emissões de carbono”, diz Ron Baur, vice-presidente de frota da United Airlines mãng cầu época. 

No Brasil somente a GOL opera aeronaves da família 737, alguns já possuem o Split Scimitar e operavam de preferência os voos para os EUA na ausência do 737 MAX.

Winglet AT MAX – vày 737 MAX

*
Comparação domain authority Winglet vày 737 MAX (à frente) com o 737 NGA Boeing desenvolveu e construiu em parceria com a GKN e Korean Air Aerospace Division e está instalando seus próprios winglets para a família 737 MAX. A “tecnologia avançada” combina winglets ancinho de tecnologia de ponta com um conceito winglet de foices duplas em um tratamento avançado para as asas vày 737 MAX. Usando o que se chamam de Natural Fluxo Laminar Tecnologia’.

O Winglets AT medem cerca 8 pés (2,43m) da raiz ao topo do winglet e um total de 9 pés (cerca de 2,74m) e 7 polegadas (17,78cm) domain authority parte inferior domain authority ponta inferior ao topo domain authority ponta superior. A porção superior é de 8 pés 3 polegadas e a parte inferior é de 4 pés 5,8 polegadas. A distância ao solo domain authority ponta inferior é de 10 pés (3,04m) 2 polegadas.

*
Comparação da distribuição de sustentação ao longo domain authority asa, sem winglet com dois tipos diferentes. Imagem: B737.org
*
Novas AT winglets que equipam o Boeing 737 MAX

Aviões executivos também ganham como o Gulfstream e o Bombardier Global e até em aeronaves maiores como o Boeing 757 e Boeing 767 receberam winglets, Mc
Donnell Douglas MD-11 e agora o Boeing 777X vem com um novo conceito, no qual falaremos em outro artigo. 

Ethan Klapper is a former senior aviation reporter at TPG who focused on the operational side of the airline industry. He joined TPG from Yahoo News in 2021, where he served as senior audience development editor, overseeing social truyền thông and audience development strategy. Prior to joining the Yahoo News team in 2018, Ethan worked at Huff
Post.
*

(Image courtesy of NASA)

Winglets can come in different shapes and sizes. Here are some of the winglets you might encounter during your travels.


*

A winglet on a Boeing 747-400. (Photo by aviation-images.com/Getty Images)Aircraft: Boeing 747-400, Airbus A330-200 & -300, Airbus A340, Canadair Regional Jet, Embraer E-Jets.

These early winglets were direct descendants of the original winglet research that took place at NASA in the late 1970s. Engineers had known about the potential for wingtip devices. However, Richard Whitcomb at the agency's Langley Research Center is widely credited with improving the concept lớn the point where winglets became commercially viable.



The KC-135 used in Whitcomb's tests. (Photo courtesy of NASA)

Whitcomb modified a KC-135 (the U.S. Air Force's workhorse aerial tanker) with the winglets he designed. His research revealed that the winglets boosted the KC-135s range by as much as 7%.

Xem thêm: Hướng Dẫn Share Máy In Win 11, Hướng Dẫn Bạn Cách Chia Sẻ Máy In Trên Windows 11

Blended winglet


A blended winglet on a Ryanair Boeing 737-800. (Photo by Nicolas Economou/Nur
Photo)

Aircraft: Boeing 737-300, -500, -700, -800, -900 & -900ER, Boeing 757-200, -300, Boeing 767-300ER, various corporate aircraft.

Blended winglets came about in the early 1990s as a way to improve upon Whitcomb's angular winglet design. In Whitcomb's original design, winglets transition from the horizontal wing structure lớn vertical at an obtuse angle. This creates interference drag, a phenomenon that occurs when different airflows on different surfaces mix. By smoothing out that transition, blended winglets cut down on drag and make the winglets more efficient.

Blended winglets were pioneered by a company called Aviation Partners, which later formed a joint venture with Boeing called Aviation Partners Boeing.

The first Boeing 737s flew with blended winglets in 2001 và later became a ubiquitous feature of the type. Blended winglets on the 737 could be retrofit after delivery or installed in Boeing's Renton factory — an option most customers took. Blended winglets later came lớn the 757 in 2005 and the 767-300 in 2009.

Split scimitar winglet


A split scimitar winglet on a Southwest Airlines Boeing 737-800. (Photo by Jim Watson/AFP/Getty Images)

Aircraft: Boeing 737-700, -800, -900, -900ER.

Split Scimitar winglets, another Aviation Partners Boeing product, offer about 2% additional fuel savings over blended winglets và entered service in 2014. Split Scimitar winglets look like blended winglets — with the addition of a downward-facing winglet, called a ventral strake — và are another Aviation Partners Boeing innovation.

Advanced-technology winglet


An advanced-technology winglet on a Boeing 737 MAX. (Photo by Ore Huiying/Bloomberg/Getty Images)

Aircraft: Boeing 737 MAX.

From certain angles, this winglet can sometimes look lượt thích a split scimitar winglet, but it works a bit differently.

The advanced-technology winglet is found exclusively on the 737 MAX and comes standard. It includes both an upper & a lower airfoil.

The upper airfoil creates a lifting motion toward the fuselage. The lower airfoil creates a lifting motion away from the fuselage, countering the upper airfoil and increasing the efficiency of the wing. (An airfoil is a structure on a plane designed lớn generate lift.)

Boeing says this winglet increases fuel efficiency by another 1.5% over the winglets found on the 737 NG.

Sharklet


Sharklet on an Airbus A321neo. (Photo by Horst Galuschka/picture alliance/Getty Images)

Aircraft: Newer A320ceo family aircraft, all A320neo family aircraft, A330neo, A350.

Sharklets largely resemble blended winglets — a seamless curve upward — và generally work the same way.

Sharklets are essentially a different term that Airbus coined for blended winglets (Airbus sued Aviation Partners in 2011 over its blended winglet patent & both parties settled the case in 2018). The first sharklet-equipped A320 aircraft was delivered in December 2012. Sharklets come standard on A320neo family aircraft.

When sharklets debuted on the A320, Airbus promised a 4% reduction in fuel burn và a 100 nautical mile range improvement.


An Airbus A350 sharklet. (Photo by Dhiraj Singh/Bloomberg/Getty Images)

The Airbus A350 comes standard with sharklets as well. However, these sharklets are much larger & have a different shape than the sharklets found on A320 family aircraft.

Wingtip fence


A wingtip fence on an Airbus A320. (Photo by Nicolas Economou/Nur
Photo)

Aircraft: Older A320ceo family aircraft, A300-600, A310, A380.

These early-design winglets are made to lớn address wake vortices below the wing, in addition lớn the aerodynamic benefits that they provide above the wing.

They're a hallmark of 1980s-era Airbus design, though they also appeared in a supersized form a generation later on the A380 superjumbo. Triangular-shaped, these fences meet the wing at a right angle và protrude both above & below the wing.

Bottom line

Next time you're flying & stare out at the wing, you now know what those winglets at the over of it are for, và can identify the type of winglet on your plane.

There are other types of winglets we didn't cover here. Also, aircraft like the Boeing 777 và 787 lack winglets. Adding winglets would have made the 777 too large for some airports, while Boeing engineers determined that the uniquely-shaped 787 wing was efficient enough without winglets.

Boeing's newest jet, the massive 777X, also doesn't include winglets. However, it features folding wingtips that allow it lớn use smaller gates at airports. It's already a defining feature of this new aircraft, which is slated to lớn enter service in 2025.